
O Governo do Espírito Santo iniciou um projeto piloto inédito voltado para o reforço da segurança pública. Cerca de 300 câmeras estão sendo instaladas nas viaturas da Polícia Militar, todas conectadas ao sistema de Cerco Inteligente do Estado.
Os novos equipamentos permitem a leitura automática de placas de veículos, possibilitando a identificação, em tempo real, de automóveis roubados, furtados, clonados ou usados em crimes.
Com essa tecnologia, as viaturas passam a funcionar como postos móveis de monitoramento, ampliando a capacidade de resposta da polícia e aumentando a eficiência das operações. O sistema também reconhece veículos com débitos ou irregularidades, agilizando fiscalizações e reduzindo falhas humanas durante abordagens.
Integração e tecnologia a serviço da segurança
Além das câmeras, as viaturas receberão leitores digitais integrados aos bancos de dados do Estado. Isso permitirá que, em abordagens suspeitas, os policiais tenham acesso imediato a informações sobre mandados de prisão, antecedentes criminais e restrições judiciais.
De acordo com o governador Renato Casagrande, os equipamentos devem começar a operar nos próximos 15 dias.
“Essas tecnologias vão agilizar a atividade policial e o combate à criminalidade”, destacou Casagrande durante palestra na 20ª edição do Pedra Azul Summit, evento promovido pela Rede Gazeta, no último sábado (18).
A informação foi divulgada originalmente pelo jornal A Gazeta, que destacou o impacto positivo da iniciativa para o fortalecimento da segurança pública e o uso estratégico de ferramentas de reconhecimento e rastreamento veicular.